O Céu Vem Abaixo

Arte e técnica conversam com a paisagem marítima carioca, onde miniaturas de submarinos e periscópios flutuantes construídos pelo próprio autor contracenam em planos mágicos com a geografia da cidade do Rio de Janeiro.

 

 Na história, os submarinos desempenharam um dos papéis mais agressivos e aterrorizantes durante a primeira e segunda guerras mundiais. Pelo mundo, afundaram embarcações e fizeram milhares de vitimas civis e militares. No Brasil, ataques deste tipo ocasionaram mudanças no curso da nossa história.

 

Este projeto evoca o meu imaginário de um mundo fascinante e fantasioso. O periscópio, com seu poder de olhar sem ser notado, torna-se a fantasia ideal de um fotógrafo, um alter-ego cuja lente poderia captar tudo, sem interferir em nada, simplesmente observando livremente, sem restrições.

 

Em 2019 foi lançado o livro pelo Editorial Fotô. A obra contou com a edição de Eder Chiodetto, Fabiana Bruno e Walter Costa. O design editorial é de Fabio Messias e a coordenação editorial de Elaine Pessoa.

© 2020 José Diniz

  • Facebook
  • Instagram